Formações Instrumentais – Violão e Voz

A escolha da formação instrumental do casamento tem que ter a ver com duas coisas: a  personalidade  do casal e o estilo do casamento. Se o casal nunca gostou de música instrumental, violinos ou música erudita, não precisa contratar uma orquestra para o casamento. Um boa opção é o violão clássico, acompanhado de voz ou outro instrumento.

Seu casamento será na praia? Que tal a música do seu casamento ter ares de um luau sofisticado? Violão e voz pode ser uma ótima opção. Nesta formação, as músicas ficam mais leves e, dependendo do repertório escolhido, o clima pode ficar bem despojado e praiano.

Mas e a Marcha Nupcial? Você sabia que só com violão, é possível ouvirmos uma belíssima marcha nupcial? Claro que o músico tem que ser bom! Normalmente, os que fazem a melhor performance vem da Escola do violão erudito. Veja o vídeo abaixo:

Assista aqui outro vídeo, com a marcha nupcial de Wagner (“Lá vem a noiva toda de branco”) tocada ao violão.

Além de ser uma ótima opção para um casamento na praia, violão e voz também é uma boa formação instrumental para casamentos ao ar livre. Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos mini-weddings e outros casamentos acontecendo em locais diferentes como chácaras, casas de família ou jardins. Nestes casos, fica muito gracioso colocar uma formação instrumental menor e mais intimista como um violão clássico acompanhado ou não por voz ou outros instrumentos. Nos Estados Unidos, já é muito comum vermos casamentos com estas formações.

Quando opta-se por voz, as melodias ficam mais evidentes e as músicas ,mais intensas. Além disso, deve-se levar em consideração a letra das músicas e o seu significado. Nada impede também, de metade das músicas serem apenas instrumentais e a outra metade cantada (aliás, esta dinâmica deixa o repertório muito rico). Uma outra opção é acrescentar uma flauta tranversal ou outro instrumento de sopro.

Dica

Para valorizar ainda mais a formação Violão e Voz, reserve um lugar bonito para os músicos ficarem durante a cerimônia. Não os coloquem no meio do gramado, sentados em uma cadeira – dá a impressão de algo vazio. Aproxime-os do altar, coloque um arranjo ao lado do pedestal do microfone, deixe-os perto dos padrinhos, providencie cadeiras como as dos convidados ou até mesmo algo mais especial… Isso tudo vai deixar o seu casamento ainda mais aconchegante e visualmente mais atraente.

Prometo fazer um post com um repertório especial para violão e voz.

Dúvidas: lorenzapozza@gmail.com.
Caso tenha interesse na formação Violão e Voz, entre em contato.


CATEGORIAS: Formações Instrumentais

Comentários

comentários