Música para a Benção das Alianças

O momento da benção das alianças é sempre muito emocionante e significativo para o casal pois é o momento em que a cerimônia é sacramentada. A colocação das alianças significa “honrar com o compromisso” e mostra que há um elo, uma ligação entre duas pessoas. Por esta razão, a música para este momento deve ser mais clássica e solene e preferencialmente religiosa.

A mais pedida (e a minha preferida) é Ave Maria de Gounod (mas também existe a de Schubert). Veja abaixo uma relação com as músicas mais comuns para este momento:

Agnus Dei (Mozart)
Aleluia (Handel)
Arioso (Bach)
Ave Maria (Gounod e Schubert)
Bachianas n. 5 (H. Villa-Lobos)
Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)
Jesus Alegria dos Homens (Bach)
Nossa Senhora (Roberto Carlos)
Panis Angelicus (César Franck)

Veja aqui as sugestões de músicas para outros momentos da cerimônia

História da Aliança

Os egípcios teriam sido os “inventores” da aliança. Como o coração era considerado o centro da razão e das emoções, e como dele parte uma veia que termina no dedo anelar (veia d’amore), os casais passaram a colocar uma fita nesse dedo para “prender” o coração da pessoa amada. Com o tempo, a fita foi substituída por um aro de metal.

A aliança é em forma de círculo, simbolizando algo que não tem começo ou fim. Dizem que os faraós acreditavam que este símbolo significava eternidade, sendo assim, um prenúncio da continuidade do amor. A partir do século IX, a Igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais.

Fonte: Revista Aventuras na História (Edição Especial – Egito), Wikipedia e Blog da Mulher.

CATEGORIAS: Dicas de músicas

Comentários

comentários