Hallelujah – Leonard Cohen

Sugestão de música para a Benção das Alianças

leonard-cohenEsta linda canção escrita pelo canadense Leonard Cohen (confira a letra e a tradução), lançada em 1984 no disco “Various Positions” é uma verdadeira obra de arte e virou um hino mundial. Ficou também muito conhecida pela linda versão de Jeff Buckley (Grace, 1994). Bastante perfeccionista, Cohen chegou a escrever 80 versos para a música: a principal versão (completa) conta com 15 versos.

A música não tem um caráter religioso por si só e está aberta a várias interpretações. Cohen afirma: “It explains that many kinds of hallelujahs do exist, and all the perfect and broken hallelujahs have equal value.” (‘A música’ explica que diversos tipos de “Hallelujah” existem, e tanto os perfeitos como os imperfeitos tem igual valor’ – tradução livre).  A letra mistura aspectos espirituais e físicos, fala sobre relacionamentos, e conta com uma espécie de metalinguagem ao escrever sobre a própria harmonia da música (primeiro verso). Leia mais aqui.

São contabilizadas mais de 100 versões da canção, já interpretada por Regina Spektor, Rufus Wainwright (trilha sonora do filme Shrek), Bono e muitos outros artistas. “Hallelujah” é uma canção também muito popular por ter sido trilha sonora de diversos programas de TV: The O.C., The West Wing, ER, Scrubs e Holby City.

É muito emocionante, melancólica e intensa – não é a toa que está entre as maiores canções já escritas. Acho ideal para a benção das alianças: uma ótima opção para não utilizar a tradicional ‘Ave Maria’.

PARA OUVIR

Áudio do ensaio – Voz&Violão
Voz: Lorenza Pozza | Violão: Yuri Prado
Hallelujah – Leonard Cohen

=http://harpaevoz.files.wordpress.com/2013/04/hallelujah-2.mp3|titles=Hallelujah|artists=Ensaio

CATEGORIAS: Dicas de músicas

Comentários

comentários