Monte Castelo – Legião Urbana

Sugestão de música para a Benção das Alianças e para os Cumprimentos

0ec1cb767add9041e1af33d43af4ff98Monte Castelo, composta por Renato Russo, foi lançada no CD ‘As Quatro Estações’ (1989) da banda Legião Urbana. É uma composição magnífica que trabalha com uma ‘conversa’ entre dois dos textos mais lindos já escritos sobre o amor, tema de tão difícil explicação.

Um deles é o trecho do texto bíblico “O amor é um dom supremo” escrito pelo apóstolo Paulo aos Coríntios (capítulo 131). Vocês já devem ter ouvido ou lido em algum lugar (alguém assistiu ‘Um amor para recordar’?). Ele está presente em praticamente todos os casamentos:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
(…)
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.”

Estas lindas palavras juntamente com as do poema de Luís de Camões “Amor é um fogo que arde sem se ver” (clique aqui para ver), foram perfeitamente ‘cruzadas’ nesta música, que traz uma mensagem que fala tanto do amor Ágape (amor altruísta) quanto do amor Eros (homem-mulher). Já foram escritos vários artigos e trabalhos a respeito desta intertextualidade e é muito interessante pesquisar e refletir. Você pode conferir aqui e aqui.

Fizemos esta música para o momento dos cumprimentos de uma cerimônia muito romântica, mas penso que é uma ótima opção para a Benção das Alianças, em substituição a outras obras como Ave Maria (Gounod ou Schubert) e Hallelujah (Leonard Cohen).

Ouça a música abaixo e confira a letra aqui.

PARA OUVIR

Como a música é da Legião Urbana e com uma pegada mais rock, nós acabamos fazendo uma versão mais lenta, para poder se adequar melhor para a cerimônia e para a formação instrumental. Vou compartilhar com vocês um áudio do nosso ensaio (ensaio!) só para vocês terem uma noção de como a música fica em outro andamento.

ENSAIO | Voz: Lorenza Pozza | Violão: Juliano Abramovay | Violoncelo: Rafael Ramalhoso

=http://harpaevoz.files.wordpress.com/2013/09/monte-castelo_violacc83o-cello-lorenza.mp3|titles=

CATEGORIAS: Dicas de músicas

Comentários

comentários